terça-feira, 12 de outubro de 2004

Atrocidades bíblicas "explicadas" pelos crentes

Os crentes vivem repetindo que "Deus é amor". Quando confrontados com as atrocidades e absurdos da Bíblia que, em geral, eles desconhecem, negam a princípio que tais coisas estejam no "Livro Bom". Depois, diante da evidência, apelam para explicações estapafúrdias. Eis algumas das piores:

-"Você está deturpando a palavra de Deus! " (e encerram a discussão).

-"Você é ateu e não consegue entender as coisas de Deus. Aceite a Jesus como seu salvador e tudo ficará claro" (se eles já entenderam, então por que não nos explicam? E não seria mais lógico primeiro analisar e entender e só então aceitar? E se aceitarmos Jesus e o entendimento não vier? Devemos tentar de novo com outro deus e outra religião até conseguir?).

-"Não devemos questionar aquilo que está além de nossa compreensão" (se não podemos entender, também não podemos julgar se é certo ou errado e não devemos aceitar. Pode até ser que Deus exista, mas quem nos garante que é bom e justo?).

-"Antes de lermos a Bíblia, é preciso orar para que Deus nos ajude a entendê-la corretamente" (a Bíblia deveria ser clara e evidente, já que, se fosse a palavra de Deus, seria importantíssima para nós. Se é propositalmente confusa, de quem é a culpa se cada um a entende de um jeito diferente?).

-"Vocês, ateus, estudam a Bíblia a fundo só para nos confundir. Vocês são o anti-Cristo" (ou seja, eles estão admitindo que as palavras de Deus não têm efeito sobre ateus e ainda podem ser usadas para o mal. Acham que sabem mais de Deus do que nós apesar de não terem lido suas palavras ou não conseguirem nos explicar os absurdos e contradições).

-"Você só procura coisas ruins na Bíblia. Procure também as boas". Ou ainda: "Você se esquece das muitas coisas boas que Deus fez" (ou seja, um criminoso que ajuda seus protegidos deve ser julgado pelo bem que faz a eles, não pelo mal que faz às vítimas; um pai que estupra a filha pequena deve ser julgado pela esmola que dá aos pobres, não por detalhes de sua vida particular).

-"Você tem que ver o contexto" (o problema é que eles nunca conseguem explicar direito que contexto é esse, um contexto que não passa a existir só porque eles querem que exista).

-"O importante é a mensagem que Deus nos transmite" (que mensagem podemos tirar da ordem para chacinar todos os cananeus, estuprar as virgens e rasgar a barriga das grávidas? Além disto, já que a tal mensagem nos chegou através de um povo primitivo e bárbaro, como podemos saber se ela não foi deturpada por eles e adaptada para justificar suas atrocidades? Ou, o que é mais provável, simplesmente inventada por eles?).

-"Os judeus mataram os cananeus porque eles adoravam deuses pagãos". E daí, eu pergunto? "Mas eles adoravam ídolos de pedra! ". E daí, eu pergunto, e não consigo resposta.

-"Deus, em sua infinita bondade, mandou matar os cananeus quando ainda eram poucos para que mais tarde não tivesse que matar muitos milhões deles" (o que responder a uma idiotice destas?).

-"As crianças que foram mortas (no Antigo Testamento) já estavam condenadas ao nascer" (predestinação calvinista).

-"Os judeus eram um povo de cerviz dura, portanto Deus lhes deu essas leis, mas Jesus nos trouxe a lei definitiva" (por que não lhes deu logo de início as leis corretas, para que fossem melhorando com o tempo, em vez de incentivar suas barbaridades e esperar milhares de anos até enviar Jesus? Afinal de contas, são os homens que definem o que é certo e errado e Deus fica só olhando? Deus não estaria sendo conivente, errando por omissão?).

-"Essas coisas (atrocidades e absurdos) ocorreram durante a Antiga Aliança. Jesus nos trouxe a Nova Aliança e tudo isto se tornou passado" (tornou-se passado mas não deixou de ter acontecido. E Jesus e Yaveh são a mesma pessoa).

-"Deus teve que ser severo com o povo escolhido, às vezes, devido a seus pecados" (e também cruel, injusto, mesquinho, ciumento e sujeito a ataques de raiva, até mesmo com seus profetas, por exemplo obrigando-os a comer bosta e passar vários anos dormindo só de um lado; matou até mesmo quem ofereceu-lhe o incenso errado. Um deus assim só merece medo e ódio, jamais amor).

-"Quando calamidades aconteciam a seus inimigos, os judeus as interpretavam como sendo uma ação direta de Deus para proteger seu povo escolhido e assim registraram na Bíblia. Na verdade, Deus nem sempre interferia. As calamidades eram apenas a consequência inevitável de seus pecados e de sua recusa em aceitá-lo como o verdadeiro Deus" (por exemplo, no caso da morte dos primogênitos do Egito, como se Deus não tivesse outros recursos para transmitir seus mandamentos; e também não explica que "consequências" são essas, que não envolvem a ação de Deus).

-"Ele é Deus e pode fazer o que quiser" (ou seja, ser cruel, injusto, mesquinho, ciumento).

Mas Deus é amor!

=======================

Estas respostas são tão ridículas que estão em separado. Mostram bem o esforço de imaginação a que são obrigados os crentes para justificar o injustificável:

-"Deus esterilizou as mulheres algum tempo antes para que não houvesse crianças na época do dilúvio" (e por que não esterilizou toda a humanidade exceto os antepassados de Noé e sua mulher? Assim o dilúvio não seria necessário).

-"Na verdade, o que parece atrocidade é apenas um problema de tradução errada. Basta se olhar os originais" (e onde estão eles?)

-"Javé era o líder dos anjos caídos. Ele se fez passar por Deus mas o verdadeiro deus enviou Jesus para nos revelar a verdade" (teoria criada pela seita dos gnósticos e ainda adotada por alguns crentes hoje em dia)

-"Deus tinha o direito de cometer as barbáries descritas na Bíblia para preservar a linhagem messiânica".
Esta alegação não faz sentido porque:

1. Jesus não descende de David.
2. Mesmo que descendesse, não poderia ser o Messias, já que seus antepassados Jeconias
   e Joaquim foram amaldiçoados e seus descendentes não poderiam ocupar o trono de David
   (Mateus 1:11-12, Jeremias 22:28-30, 1 Crônicas 3:16, Jeremias 36:30 x Lucas 1:32).
3. Jesus não precisaria descender de David para ser o Salvador. Isto só é importante para
   o judaísmo.

-"Deus é amor. Todas pessoas que ele matou antes de Cristo estão esperando o julgamento final.Não importa como uma pessoa morre para Deus. No mundo espiritual não existe carne, só espírito"
(mas importa muito para a pessoa que morreu, às vezes depois de longo sofrimento, e seus amigos e parentes. Se Deus é insensível, suas vítimas não são. Um "deus de amor" tem que justificar este título).


27 comentários:

  1. Será lido com atenção no devido momento

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Esse deus deles é um monstro que deveria ser apagado da história mundial. Quando fui cristão odiava Jesus e Yaveh, mas por medo do Inferno e do "Diabo".
    Eu negava minha personalidade e tudo que sou para viver a ilusão da religião e só consegui ferir minha alma seguindo um caminho que só me destruía me fazendo sentir um lixo.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que tudo pode ser explicado pelo direito natural a preservação da vida- a linhagem messiânica foi atacada diversas vezes em uma guerra mortal sem tréguas:

    Mateus 2:16 (DO) ¶ Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.

    Apocalipse 12:15 (TB) A serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente.

    Ninguém foge ao debate. Exponha as dúvidas, podes editar esse reply e vamos ao repto...

    Quanto ao ódio, devemos lembrar que não perco meu tempo com o que não me afeta- sou indiferente...

    ResponderExcluir
  4. Mais uma para a minha coleção:
    "Deus tinha o direito de cometer as barbáries descritas na Bíblia para preservar a linhagem messiânica".

    Que linhagem, se Jesus não é filho de José?
    E toda a sua crueldade, ao longo de milhares de anos, tinha esse objetivo?

    E Deus é tão limitado que se vinga de suas criaturas com o mesmo ódio e mesquinharia delas? Ele não tem um jeito melhor, que deixe claro que ele é superior a nós?

    ResponderExcluir
  5. Ele disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança.somos igual a ele.
    Ele só é superior porque é criador de tudo.
    Deus é amor.todas pessoas que ele matou antes de cristo estão esperando o julgamento final.
    não importa como uma pessoa morre para Deus.No mundo espiritual nao existe carne.
    só espirito.

    ResponderExcluir
  6. Fernando, existem muitas relações com a escravidão também, na Bíblia. Dizem que o velho testamento é repleto de tradições da época. Mas engraçado, o Deus que falava as coisas antigamente é o mesmo Deus.
    Como ele pode ter um dia concordado com a escravidão humana? hehehe

    ResponderExcluir
  7. Jackmout, o Novo Testamento também aceita a escravidão.

    ResponderExcluir
  8. O Mensageiroobscuro, esse acima q tm a foto de um urso polar escreve:

    "Eu negava minha personalidade...., .......e só consegui ferir minha alma seguindo um caminho que só me destruía me fazendo sentir um lixo."

    Eu acho q esse dicipulo do Fernando está no site errado, ou está comecando a apostatar das doutrinas do Fernando pois ele diz: "minha alma". Aqui ele confessou a trindade humana q é: corpo, "alma" e espirito humano.

    Fernando q nota vc vai dar p esse teu aluno, simpatizante e amiguinho, pois vc como um "Cientista do Ateismo" ( p mim vc tá mais p profeta de Baal) prega q no homem só existe carne, osso, sangue e mais nada?

    Esse site nao passa de uma berracada e gritacada de "almas" angustiadas e mais nadas.

    ResponderExcluir
  9. O Mensageiroobscuro, esse q tm a foto de um urso polar logo acima, escreve:

    "Eu negava minha personalidade...., .......e só consegui ferir minha alma seguindo um caminho que só me destruía me fazendo sentir um lixo."

    Eu acho q esse dicipulo do Fernando está no site e movimento errado, ou está comecando a apostatar das doutrinas do Fernando pois ele diz:.... "minha alma".

    Aqui ele confessou a trindade humana q é: corpo, "alma" e espirito humano.

    Fernando q nota vc vai dar p esse teu aluno, simpatizante e amiguinho, pois vc como um "Cientista do Ateismo" ( p mim vc tá mais p profeta de Baal) prega q no homem só existe carne, osso, sangue e mais nada?

    Tbm aqui nas Americas Cristã, esse movimento Ateu é tao cego q nao sabem nem se autodenominar, pois 99% do discurso deles é contra o Deus da Biblia e 1% contra os Maometanos e demais religioes menores.

    Sendo assim vou dar uma sujestao p vcs se autodenominarem com mais precisao. Vcs tem de se autodenominarem de:........"Ateus Cristaos".

    Não estou certo Fernando???

    ResponderExcluir
  10. O Mensageiroobscuro, esse q tm a foto de um urso polar logo acima, escreve:

    "Eu negava minha personalidade...., .......e só consegui ferir minha alma seguindo um caminho que só me destruía me fazendo sentir um lixo."

    Eu acho q esse dicipulo do Fernando está no site e movimento errado, ou está comecando a apostatar das doutrinas do Fernando pois ele diz:.... "minha alma".

    Aqui ele confessou a trindade humana q é: corpo, "alma" e espirito humano.

    Fernando q nota vc vai dar p esse teu aluno, simpatizante e amiguinho, pois vc como um "Cientista do Ateismo" ( p mim vc tá mais p profeta de Baal) prega q no homem só existe carne, osso, sangue e mais nada?

    Tbm aqui nas Americas Cristã, esse movimento Ateu é tao cego q nao sabem nem se autodenominar com copetência, pois 99% do discurso deles é contra o Deus da Biblia e 1% contra os Maometanos e demais religioes menores.

    Sendo assim vou dar uma sujestao p vcs se autodenominarem com mais precisao. Vcs tem de se autodenominarem de:........"Ateus Cristaos".

    Não estou certo Fernando???

    ResponderExcluir
  11. O Mensageiroobscuro, esse q tm a foto de um urso polar logo acima, escreve:

    "Eu negava minha personalidade...., .......e só consegui ferir minha alma seguindo um caminho que só me destruía me fazendo sentir um lixo."

    Eu acho q esse dicipulo do Fernando está no site e movimento errado, ou está comecando a apostatar das doutrinas do Fernando pois ele diz:.... "minha alma".

    Aqui ele confessou a trindade humana q é: corpo, "alma" e espirito humano.

    Fernando q nota vc vai dar p esse teu aluno, simpatizante e amiguinho, pois vc como um "Cientista do Ateismo" ( p mim vc tá mais p profeta de Baal) prega q no homem só existe carne, osso, sangue e mais nada?

    Tbm aqui nas Americas Cristã, esse movimento Ateu é tao cego q nao sabem nem se autodenominarem com copetência, pois 99% do discurso de vcs são contra o Deus da Biblia e 1% contra os Maometanos e demais religioes menores.

    Sendo assim vou dar uma sujestao p vcs se autodenominarem com mais precisao. Vcs tem de serem chamados de:........"Ateus Cristão".

    Não estou certo "Sr" Fernando...???

    ResponderExcluir
  12. Fernando vejo nos "seus" escritos q vcs Ateus e os Satanistas, sempre insistem batendo na mesma tecla, naquela falsa piedade, mas destilando ódio contra Deus, das guerras e mortes narradas na Bíblia q ceifava vidas aqui e acolá no passado. Todas as pessoas das gerações passadas tinham de morrer de qualquer forma, isto é a lei aqui nesse mundo após a queda em Adão, e entrada da impureza do pecado no mundo.

    Até antes de chegar o fenômeno do diluvio, ha 5.000 anos atrás, não havia chuvas na terra e os povos daquela época não sabiam oq era esse fenômeno. Porêm todo final de tarde, com o por de sol, subia um vapor da terra q irrigava as vegetações de baixo p cima, e aquele vapor ia se acumulando na estratosfera. Devido aquela modalidade de funcionamento da terra na forma de uma estufa, os homens tinham saúde e longevidade de apenas 1.000 anos, pq a morte já tinha sido liberada na terra por Adão.

    Dai Deus mandou Noé fazer uma arca de três andares para salvar a sua vida e de sua família, e a vida dos pequenos animais. O maior animal q entrou na arca foi o elefante e a girafa, os outros grandes mamíferos ficaram de fora p serem extintos e seus espíritos voltarem p o Criador. Noé naquela época foi o único q envocava a Deus, e assim foi tido como justo e digno ser poupado.

    E Deus mandou do céu um fenômeno estranho q aqueles povos e nem Noé conhecia, a CHUVA. Deus mandou uma copiosa chuva q era aquele vapor acumulado em 1.000 anos na estratosfera, desde o nascimento de Adao e Eva.

    Fernando aquele fenômeno estranho e inédito da chuva, p mim foi um grande divisor de águas, como um marco, q virou uma pagina da historia entre o mundo antigo e o novo mundo posterior a arca de Noé. Agora a terra, apos o diluvio, recebendo controladamente até hj esse fenômeno da chuva, q substituiu o vapor antediluviano proveniente desde o paraíso, perdeu a capacidade daquele efeito estufa natural, e a vida na terra regrediu ainda mais p 120 anos.

    Sr Fernando, os homens vivendo 1.000 anos ou 120 anos, todos morrem nesses 6.000 anos de historia humana desde Adao. Então se uma pessoa, ao longo desse período da historia dos homens na terra, morrem no inverno de suas vidas q é a velhice, ou se na primavera ou verão de suas vidas, q é na juventude, oq preocupa a ti? O sangue dessas pessoas, q se ao longo desses 6.000 aos de historia, fossem todos juntados, daria um rio Nilo a correr durante um mês.

    Fernando o sangue de nossos antepassados, q correu em formas diferentes de mortes hj e na antiguidade , é a tinta do tinteiro de Deus, q o Senhor em sua onisciência molha a sua pena, p registrar e escrever o rolo de Seu livro da historia. E q serve p nos lermos e nos advertirmos da maneira correta q nos devemos andar e procedermos nesse mundos, da maneira q agrada Deus, pautados em sua palavra sagrada q é a Bíblia. A fim de nós nos conduzirmos bem, e nos desviarmos do mal, em nossa viagem em segurança de nossas almas, até o porto da Canaã celestial.

    Sendo assim Fernando, não questione o agir de Deus, mas faz a tua parte. Te converte, exercite a fé, e deixa o Homem trabalhar.

    ResponderExcluir
  13. Fernando vejo nos "seus" escritos, q vcs Ateus e Satanistas sempre insistem batendo na mesma tecla, naquela falsa piedade, mas destilando ódio contra Deus, murmurando das guerras e mortes narradas na Bíblia q ceifava vidas aqui e acolá no passado. Todas as pessoas das gerações passadas, e de hoje, tinham de morrer de qualquer forma. Isto é a lei aqui nesse mundo após a queda em Adão e entrada da impureza do pecado no mundo.

    Até antes de chegar o fenômeno do diluvio, ha 5.000 anos atrás, não havia chuvas na terra e os povos daquela época não sabiam oq era esse fenômeno. Porêm todo final de tarde, com o por de sol, subia um vapor da terra q irrigava as vegetações de baixo p cima, e aquele vapor ia se acumulando na estratosfera. Devido aquela modalidade de funcionamento da terra na forma de uma estufa, os homens tinham saúde e longevidade de apenas 1.000 anos, pq a morte já tinha sido liberada na terra por Adão.

    Dai Deus mandou Noé fazer uma arca de três andares para salvar a sua vida e de sua família, e a vida dos pequenos animais. O maior animal q entrou na arca foi o elefante e a girafa, os outros grandes mamíferos ficaram de fora p serem extintos e seus espíritos voltarem p o Criador. Noé naquela época foi o único q envocava a Deus, e assim foi tido como justo e digno ser poupado.

    E Deus mandou do céu um fenômeno estranho q aqueles povos e nem Noé conhecia, a Chuva. Deus mandou uma copiosa chuva q era aquele vapor acumulado em 1.000 anos na estratosfera, desde o nascimento de Adao e Eva.

    Fernando aquele fenômeno estranho e inédito da precipitação de água dos céus, p mim foi um grande divisor de águas, como um marco, q virou uma pagina da historia entre o mundo antigo e o novo mundo posterior a arca de Noé. Agora a terra, apos o diluvio, recebendo controladamente até hj esse fenômeno da chuva, q substituiu o vapor antediluviano proveniente desde o paraíso, perdeu a capacidade daquele efeito estufa natural, e a vida na terra regrediu ainda mais p 120 anos.

    Sr Fernando, os homens vivendo 1.000 anos ou 120 anos, todos morrem nesses 6.000 anos de historia humana desde Adao. Então se uma pessoa, ao longo desse período da historia dos homens na terra, morrem no inverno de suas vidas q é a velhice, ou se na primavera ou verão de suas vidas, q é na juventude, oq preocupa a ti? Tira apenas as lições q todos nos devemos tirar sem recalcitrar.
    Sabemos q o sangue dessas pessoas, q se ao longo desses 6.000 aos de historia, fossem todos juntados, daria um rio Nilo a correr durante um mês.

    Mas Fernando o sangue de nossos antepassados q correu em formas diferentes de mortes hoje e na antiguidade, é a tinta quente e viva do tinteiro de Deus, q o Senhor em sua onisciência molha a sua pena, p registrar e escrever o rolo do livro da historia. E q serve p nos lermos e nos advertirmos da maneira correta q nos devemos andar e procedermos nesse mundo, da maneira q agrada Deus pautados em sua palavra sagrada q é a Bíblia. A fim de nós nos conduzirmos bem, e nos desviarmos do mal, em nossa viagem em segurança de nossas almas, até o porto da Canaã celestial.

    Sendo assim Fernando, não questione o agir de Deus, mas faz a tua parte. Te converte, exercite a fé, e deixa o Homem trabalhar.

    ResponderExcluir
  14. neves666,
    Não vou nem perder tempo comentando. Quem escreve um troço destes não vai se convencer com argumentos lógicos.

    Vou deixar a sua coleção de bobagens para que mais gente possa se divertir.

    ResponderExcluir
  15. Neves, não seja tolo! O ateísmo é quase um sinônimo de liberdade, não há um conjunto de regras a que um ateu deve seguir, não há uma bula, não há nada dessas besteiras que pormenorizam a vida! O Ateu é livre para dizer o que quiser, não existe um professor ou um representante do ateísmo, e se houver, quero poder logo falar-lhe algumas coisas.

    Não há um vínculo entre os ateus; na verdade há, mas esse não passa da descrença em deuses ou misticismos, dá na mesma.

    ResponderExcluir
  16. jackmout,

    O ateísmo é quase um sinônimo de liberdade, não há um conjunto de regras a que um ateu deve seguir

    Na verdade, ateus seguem regras, mas são regras de moral e ética que eles adotaram porque perceberam que facilitam a convivência com os outros.
    São regras que eles podem entender e não regras impostas por algum deus e que eles têm que seguir mesmo sem entender.

    ResponderExcluir
  17. Leia o que escrevi melhor, Fernando... Eu disse que não há uma cartilha de conduta para ateus.

    ResponderExcluir
  18. jackmout,
    Realmente, não há um "Manual do Ateu" com regras que todo ateu deve seguir.
    Mas os crentes acham que ser ateu é não seguir regra nenhuma. Foi apenas isto que eu quis deixar claro para quem mais ler estes comentários.

    ResponderExcluir
  19. Sim, hehe, agora está bem melhor.
    Fernando, essa é uma boa questão... Sabe que assumir a liberdade traz uma consequência pesada? Esta é a responsabilidade e o peso de ter que pensar sobre suas ações. Digo da real liberdade, pois se não há racionalidade, não há liberdade.

    ResponderExcluir
  20. Fala ae Fernandao
    ja se converteu?ou vou ter que orar mais por voce?

    ResponderExcluir
  21. > ja se converteu?ou vou ter que orar mais por voce?

    Desista. E, se eu me convertesse, por que teria que ser ao seu deus, com tantas opções por aí?
    Em vez de perder tempo comigo, ore pelo fim da fome, das doenças, das guerras.
    Vamos ver se o seu fantasma vai ouvir e fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  22. eu quero uma resposta do porque esta aqui.Independente de crenca ou religiao se ninguen pode mim da essa resposta eu prefiro acreditar en DEUS.

    ResponderExcluir
  23. mactuzael

    > eu quero uma resposta do porque esta aqui.Independente de crenca ou religiao se
    > ninguen pode mim da essa resposta eu prefiro acreditar en DEUS.

    Faria mais sentido você ficar sem uma resposta do que inventar uma, mas é direito seu.
    Agora só falta escolher um dos milhares de deuses.

    ResponderExcluir
  24. tu já fez um balanço entre a biblia e a ciencia?
    deveria fazer.Aí tu vai ver que Deus não é um fantasma.

    ResponderExcluir
  25. A ação de Deus não se distingue em nada da ação do acaso.

    Pessoas boas sofrem / são felizes. Pessoas más sofrem / são felizes.
    As orações parecem fazer efeito / parecem não adiantar.

    O mesmo resultado que jogar uma moeda para ver se dá cara ou coroa.

    Deus é imaterial, invisível e indectável. As mesmas características da inexistência.

    ResponderExcluir