MORAL E ÉTICA SEM RELIGIÃO
Dizem que sem religião não haveria moralidade e tudo seria permitido. Mas a Bíblia permite a poligamia, a escravidão, o genocídio, a intolerância religiosa, o estupro e o abuso de crianças, logo estas devem ser práticas moralmente aceitáveis. Entretanto, proíbe o consumo de carne de porco e frutos do mar. E as outras religiões pregam coisas igualmente idiotas. Isto é moral?
Como um ateu poderia ser pior do que isto? Além do mais, a história das religiões é uma sequência interminável de violência e barbárie, das quais as Cruzadas e a Inquisição são apenas dois exemplos. Se nós hoje rejeitamos tudo isto, pelo menos na superfície, é porque aprendemos a pensar com nossas próprias cabeças, não porque as religiões nos tornaram melhores. Pelo contrário, fomos nós que forçamos as religiões a se tornarem mais humanas e tolerantes. Por que os 10 Mandamentos proíbem cobiçar a propriedade alheia mas não a escravidão? Qualquer ateu bem intencionado conceberia uma lista melhor do que a de Moisés, que trata basicamente de como os homens devem se prostrar diante de um deus egomaníaco(1).
O que pode ser dito a favor das religiões é que elas impõem um "pacote" de valores aos fiéis com conceitos básicos de moral e ética e que, na falta de melhor, em alguns casos, realmente ajuda a orientar as pessoas. Mas apresentam uma falha básica, ou seja, elas afirmam que é preciso ser bom e justo porque Deus assim o quer. Se fizermos a vontade dele, seremos eternamente recompensados, caso contrário sofreremos um castigo eterno. A verdadeira virtude se baseia no exercício da razão, não na esperança de uma recompensa ou no medo de um castigo, o que em nada difere dos métodos usados por domadores de animais.
Se nós entendemos por que é preciso fazer isto ou não podemos fazer aquilo, nossa ética será muito mais forte do que a imposta por dogmas. Pelo contrário, como disse Feuerbach, "quando a moral se baseia na teologia, quando o direito depende da autoridade divina, as coisas mais imorais e injustas podem ser justificadas e impostas".
A lei básica da ética e da moral foi estabelecida séculos antes de Cristo. Uma de suas versões é a "Lei de ouro" Confúcio, 500 a.C.): "Façam aos outros o que gostariam que lhes fizessem. Não façam aos outros o que não gostariam que lhes fizessem. Vocês só precisam desta lei. É a base de todo o resto". Outro modo de dizer isto é: não há pecado, não há um deus que premie ou castigue, há consequências. Cada um deve suportar as consequências do que faz.
Se uma criança de 2 anos bate em outra, a outra vai bater nela também. E a criança aprenderá que não convém bater nos outros. Esta é uma regra moral básica - e nenhum conhecimento religioso foi necessário para que a criança se desse conta dela. Da mesma forma, lobos e leões não devoram uns aos outros, ou já estariam extintos. São regras de convívio aprendidas por tentativa e erro. A elas chamamos moral. A maioria das crianças já tem seus fundamentos morais estabelecidos por volta dos 6 anos, pela experiência adquirida ao testar seus limites e por imitação dos adultos. Só mais tarde conceitos como Céu e Inferno começam realmente a entrar em suas cabeças - e distorcem tudo. A moralidade garante nossa sobrevivência e também torna a vida mais agradável. Ela é sua própria recompensa na maioria dos casos. Não precisamos de livros "sagrados" para entender isto, muito menos daqueles cheios de violência e ódio, como a Bíblia e o Alcorão. Não é um livro sagrado que deve nos dizer o que é certo, somos nós que devemos julgar se o livro sagrado e o deus que ele descreve são bons.
A Bíblia diz que Deus afogou toda a humanidade, exceto por um velho bêbado e alguns poucos de seus parentes, embora, como ser omnipotente, tivesse opções menos radicais. Reservou um território para um povo e o ajudou a exterminar os habitantes originais, inclusive crianças de peito ou ainda no ventre da mãe. Permitiu que seus protegidos estuprassem as mulheres dos vencidos. Se estes, e muitos outros episódios semelhantes, são exemplos do conceito de moral e ética divinas, como afirmar que um mundo ateu mergulharia na desordem e no crime?
Os critérios morais de Deus não requerem explicação. Está certo porque ele assim o definiu. Ateus são humanos e, como tal, imperfeitos, mas ao menos estabelecem regras de conduta com base na interação pacífica com o próximo, no mútuo benefício e na compaixão e não simplesmente "porque eu assim o quis". Entre ateus, a teoria está sujeita às necessidades práticas. Deus não tem tais limites. O que impede que ele decida dar a Terra a uma raça extraterrestre e a ajude a nos derrotar e devorar? Se tudo o que Deus faz é bom por definição, nossas definições de bem e mal não se aplicam a ele e teremos que aceitar seus atos ainda que nos pareçam absurdos e injustos. Se Deus é bom porque seus atos estão de acordo com um padrão externo e absoluto de bem e mal, ateus não dependerão dele para fazer o que é certo.
Se os critérios morais de Deus são, por definição, incompreensíveis, então eles são arbitrários do nosso ponto de vista. E não temos como julgar se são bons.
Quando Deus faz algo de que gostamos, dizemos que ele é bom e justo. Quando ele faz o oposto, dizemos que é a vontade de Deus e que não nos cabe questioná-lo. Se ele sempre faz o que quer, nossos conceitos de bondade e justiça não se aplicam a ele. É apenas por acaso que seus atos às vezes nos agradam.
Não conhecemos seus motivos e nem se ele tem algum padrão de ética e moral. Não temos como qualificá-lo. Como tomá-lo como modelo se não o entendemos e nem mesmo conseguimos prever o que fará?
Os crentes responderiam que Deus é complexo demais para ser entendido pela razão humana e assim devemos aceitar sua vontade sem discutir, ainda que nos pareça às vezes injusta e contraditória. Ora, a razão humana é a única ferramenta que temos para julgar as coisas. É através dela que escolhemos um entre os milhares de deuses e seitas existentes como a única verdade. Ou decidimos que não há evidências de que deuses existam. Se Deus é complexo demais para que possamos julgar seus atos, então não
temos como saber se são aceitáveis. Podemos até concluir que ele existe mas isto não implica em que ele é bom ou justo. Ou que ele saiba o que está fazendo. Talvez Deus exista (ou tenha existido) mas quem nos garante que é perfeito?
Mesmo que ele nos apareça e assim o diga, por que devemos acreditar nele? Só porque é poderoso? Só porque procura nos convencer com promessas e ameaças? É lamentável que a humanidade se consuma em guerras em nome do que teriam dito deuses que ninguém jamais viu e dos quais tudo o que temos são lendas contraditórias criadas por gente como nós.
Sistemas de leis absolutas, impostas por um deus, geram conflitos entre elas. É proibido matar, mas podemos matar um bandido para não sermos mortos por ele? Podemos violar uma lei de Deus se isto evitar um mal maior?
Ou seja, as leis têm que estar relacionadas à vida e às necessidades humanas. É para isto que existem juízes e tribunais: para decidir entre valores relativos, para definir graus de gravidade de um crime, conforme as circunstâncias.
Por se basearem na vontade de deuses diferentes, sistemas religiosos também conflitam entre si e, por serem absolutos, divorciados da realidade, não há como usar uma referência comum para se chegar a um entendimento. Muito sangue já foi derramado por causa disto.
O mundo é complexo demais para se encaixar em definições do tipo "ou isto ou aquilo". E a compaixão humana, ou seja, a capacidade de alguém se identificar com o sofrimento dos outros, dispensa e supera leis absolutas.
Leis devem ser consideradas como mutáveis, aperfeiçoáveis por tentativa e erro, sem medo de que isto gere o caos.
Seres humanos são perfeitamente capazes de inventar suas próprias leis.
As leis humanas não requerem explicações. Sua finalidade é clara. Só precisamos de justificativas quando se inventam leis absolutas e não diretamente relacionadas com o bem estar da humanidade.
O ateísmo não destrói a ética, a felicidade e o amor. O que o ateísmo combate, na verdade, é a idéia de que a moral só é possível através de Deus, é a idéia de que amor e felicidade só podem ser conseguidos em um outro mundo.
O ateísmo não destrói a ética, a felicidade e o amor. O que o ateísmo combate, na verdade, é a idéia de que a moral só é possível através de Deus, é a idéia de que amor e felicidade só podem ser conseguidos em um outro mundo.
Sem religião, as sociedades mais cedo ou mais tarde se darão conta de que ética e moral se justificam por si mesmas e não devido a vagas crenças em coisas não comprovadas. Seus valores serão baseados na razão e, portanto, muito mais sólidos. Pelo contrário, crenças religiosas nos permitem atribuir aos desígnios de uma entidade abstrata e omnipotente os problemas que afligem o mundo e nos tiram assim a responsabilidade de resolvê-los. Até mesmo grupos de chimpanzés e gorilas têm suas leis; sua inteligência, ainda que limitada, lhes permite reconhecer que, sem elas, a convivência não seria possível e o grupo se auto-destruiria.
Alguns podem se perguntar como seríamos hoje sem ter tido a religião ao longo dos séculos. Uma coisa é certa: milhões de pessoas não teriam morrido na fogueira ou torturadas.
Civilizações e suas culturas não teriam sido arrasadas por serem pagãs. A ciência não teria se estagnado por tanto tempo (e mesmo regredido) por medo da fogueira.
As mulheres não teriam sido afastadas de uma participação ativa ao lado dos homens nem tratadas como simples reprodutoras, o "vaso imperfeito que recebe o sêmen perfeito do marido".
Aquilo que nos parecem ser as contribuições da religião para o bem-estar e o progresso da sociedade foi, na verdade, obra de indivíduos e organizações bem-intencionados mais do que o resultado de uma crença religiosa. Somando-se tudo, é possível que o resultado ainda seja mais negativo que positivo.
Fontes:
(1) Trecho inicial adaptado de artigos de Judith Hayes
(www.thehappyheretic.com)
Postado por Res Cogitans no fórum "Religião é Veneno" :
ResponderExcluirContra a teoria ética dos mandamentos divinos
Simon Blackburn
Universidade de Cambridge
O desafio clássico à ideia de que a ética pode ter um fundamento religioso é fornecido por Platão (c. 429-347 a.C.), no diálogo conhecido como Êutífron. Neste diálogo, Sócrates, que está prestes a ser julgado por impiedade, encontra um tal Êutífron, que se apresenta como alguém que sabe exactamente o que é a piedade ou a justiça. De facto, Êutífron está tão seguro de si mesmo que está prestes a instaurar uma acção contra o seu próprio pai por ter causado uma morte.
ÊUT. Sim, eu diria que o que os deuses amam é pio e sagrado, e que o oposto, que eles odeiam, é ímpio.
SÓC. Devemos investigar a verdade disso, Êutífron, ou aceitar simplesmente a mera afirmação com base na nossa própria autoridade, ou na autoridade alheia? Que dizes?
ÊUT. Devemos investigar; e penso que a afirmação irá resistir ao teste da investigação.
SÓC. Assim o veremos, meu bom amigo, já de seguida. O primeiro aspecto que eu gostaria de começar por compreender é se o pio ou sagrado é amado pelos deuses por ser sagrado, ou se é sagrado por ser amado pelos deuses.
Uma vez colocada esta questão Sócrates não tem dificuldade em chegar a uma das suas alternativas:
SÓC. E que dizes da piedade, Êutífron? Não será a piedade, de acordo com a tua definição, amada por todos os deuses?
ÊUT. Sim.
SÓC. Por ser pio ou sagrado, ou por outra razão?
ÊUT. Não, a razão é essa.
SÓC. É amado por ser sagrado, e não é sagrado por ser amado?
ÊUT. Sim.
SÓC. E o que é apreciado pelos deuses é por eles amado e está num estado que lhe permite ser por eles amado?
ÊUT. Sem dúvida.
SÓC. Então o que é apreciado pelos deuses, Êutífron, não é sagrado, nem o que é sagrado é amado pelos deuses, como afirmas; mas estas são duas coisas diferentes.
ÊUT. Que queres dizer, Sócrates?
SÓC. Quero dizer que reconhecemos que o sagrado é amado por Deus por ser sagrado, e não que é sagrado por ser amado.
A ideia é que Deus, ou os deuses, não devem ser concebidos como algo arbitrário. Os deuses têm de ser encarados como seres que seleccionam as coisas certas para permitir e proibir. Têm de captar o que é sagrado ou justo, exactamente como nós o fazemos. Eles não podem fazer isto simplesmente por serem poderosos, ou por terem criado tudo, ou por terem o dom de prescrever castigos horríveis e recompensas deliciosas. Isso não faz deles bons. Além disso, obedecer aos seus mandamentos só por causa do seu poder seria servil e interesseiro. Suponha-se, por exemplo, que eu tenho em mente fazer algo mau, como trair a confiança de alguém. Não basta que eu pense «Bom, vejamos, os ganhos são estes, mas agora tenho de ter em conta a hipótese de Deus me castigar fortemente se eu o fizer. Por outro lado, Deus é indulgente e é bastante provável que eu o consiga trapacear através da confissão, ou arrependendo-me mais tarde, à hora da morte…» Estes não são os pensamentos de quem tem um bom carácter. Quem tem um bom carácter é de esperar que pense «Seria uma traição, por isso não o vou fazer». Fim da história. Entrar numa análise de custo-benefício religioso é, numa expressão que o filósofo moral contemporâneo Bernard Williams tornou famosa, ter «um pensamento a mais».
Assim, o desvio pelos caminhos de um deus externo parece pior do que irrelevante. Parece distorcer a própria ideia de um padrão de conduta. Como o filósofo moral Immanuel Kant (1724-1804) afirma, encoraja-nos a agir de acordo com uma regra, mas apenas por medo do castigo ou por causa de outro incentivo qualquer; mas o que realmente queremos é que as pessoas escolham agir por respeito com a regra. Isto é o que a verdadeira virtude exige.
Simon Blackburn
Tradução de Pedro Galvão e Desidério Murcho
Texto retirado da obra Being Good (Oxford University Press, Oxford, 2001), pp. 14-17.
DOUTRINAS X PRINCÍPIOS
ResponderExcluirPostado por Acauan no "Religião é Veneno" em 16/09/2005
Muitos religiosos gostam de repetir que ateus não acreditam em nada ou que acreditam em qualquer coisa (neste caso citando G.K. Chesterton, sabendo ou não disto).
É um pensamento simplista, para não dizer idiota. Tarde demais, já disse.
Ateus se definem pelo que não acreditam, logo pressupor no que acreditam é perda de tempo ou encheção de saco.
Uma abordagem mais produtiva desta questão seria colocar a dualidade em outros termos:
Religiosos acreditam em doutrinas e céticos acreditam em princípios.
As grandes religiões monoteístas possuem doutrinas às quais o fiel se obriga a acreditar e seguir na íntegra, sem direito a selecionar os extratos com os quais concorda e rejeitar o que não lhe apetece na regra posta. O pacote é oferecido fechado, é pegar ou largar.
Como estas religiões proclamam que suas doutrinas foram ditadas pessoalmente por Deus, questionar um til que fosse seria sacrilégio, logo se lá estão escritas coisas que o fiel sempre achou absurdas, as únicas opções que lhe restam são refazer sua definição de coerência ou deixar de ser fiel.
Céticos não acreditam em doutrinas.
Céticos acreditam em princípios.
Isto implica que quebrarão qualquer doutrina em suas idéias fundamentais, que serão analisadas, aceitas ou rejeitadas cada idéia individualmente.
Mesmo que o conjunto das idéias pareça, no geral, correta, o beneplácito ao conjunto não se estende obrigatória ou necessariamente aos seus componentes e vice-versa.
Ou seja, não aceitam o pacote fechado.
- E você acha que pode criticar uma doutrina ditada por Deus? Talvez me perguntasse alguém.
Modéstia a parte, sim.
Se qualquer ponto de uma doutrina viola meus princípios, a doutrina que se dane.
Um exemplo.
A Bíblia em I Samuel 15 diz que Deus deu ordem expressa e direta para que os soldados de Israel perpetrassem um massacre do qual crianças de peito não deveriam ser poupadas.
As doutrinas fundamentalistas pregam que se Deus ditou a Bíblia então, naquelas circunstâncias (seja lá o que queiram dizer com isto) matar os bebês era a coisa mais certa a ser feita.
Para quem acredita em certos princípios, se a Bíblia diz que Deus mandou matar bebês, ou a Bíblia está errada ou Deus é um canalha.
Reduzida a princípios, a questão é simples: matar bebês é ruim.
Quem crê em doutrinas diz que matar bebês pode ser ruim ou bom, dependendo da leitura doutrinária da questão – o que costumam chamar de contexto.
Tem quem diga que é necessária a inspiração divina para a plena compreensão e interpretação das doutrinas religiosas. Quem acredita nisto que faça bom proveito.
Qualquer inspiração que diga que assassinato de bebês é bom, para mim é coisa do capeta.
_________________
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Se Deus existe, a ética não faz sentido. Tudo o que nos resta a fazer é seguir seus mandamentos, quer façam sentido, quer não. Obediência cega.
ResponderExcluirA ética não depende da crença em um deus. Aliás, a verdadeira ética é aquela que independe da crença em um deus, aquela que independe do medo de um castigo no inferno ou da esperança de uma recompensa no céu.
As regras da ética se destinam a permitir a convivência pacífica das pessoas e evoluem por tentativa e erro, ao longo dos milênios.
Será que, se as pessoas se certificassem de que Deus não existe e que só temos esta vida, deixariam suas famílias e seus empregos e cairiam na farra e nos vícios, roubando, estuprando e matando?
A resposta é "não". Ao contrário do que os crentes gostam de pensar, não é a religião que os mantém no bom caminho, mas a formação que receberam e seu bom senso.
Mesmo os adolescentes que se tornam soldados do tráfico e não esperam passar dos 22 anos têm uma forma de ética, ainda que limitada. Eles sabem que vão morrer cedo e querem aproveitar logo a vida, mas, para isto, têm que se encaixar na hierarquia, seguir regras e limites. Isto garante que eles sobrevivam por mais tempo e tenham o que comer e onde dormir.
É isto também, ou seja, nossa sobrevivência, nosso conforto, nossos sonhos, que faz com que sigamos regras. Queremos viver muito, queremos ter uma casa, um carro, temos sonhos de constituir família e ver nossos filhos ficarem adultos. Temos interesses profissionais, uma carreira a seguir. Queremos ter amigos, queremos ser aceitos pelos outros, queremos que nos respeitem.
Para tal, gostando ou não, temos que nos impor limites. Para conseguir respeito, temos que respeitar. Não podemos agredir para não sermos agredidos. Até animais seguem essas regras.
Não foram as religiões que acabaram com a escravidão, não foram as religiões que livraram as mulheres da submissão aos homens, foi a evolução das sociedades. Por outro lado, as religiões incorporam a ética das sociedades em que surgem e podem até ajudar a recuperar aqueles que não tiveram acesso a uma educação apropriada durante a infância. Afinal, é melhor a ética fossilizada das religiões que nenhuma - desde que a crença esteja sob o controle do bom senso e não o contrário.
A famosa frase "Se Deus não existe, tudo é permitido" é uma grande bobagem.
Fernando vc é descuidado. Nao tas se preparando p a eternidadem. Qm te segue cairá na cova. Sendo assim vou te enunciar tbm um pensameto "logico" q é oq vc tanto gosta e enuncia nesse teu site:
ResponderExcluir'VC VA MORRER FERNANDO."
Ma sua vida nao terminará aqui nem do outro lado. A morte nao é e nao será descanso e esconderijo p ninguem.
Vc como todos vao continuar, mas sabe p onde vc será levado por continuares impuro e nao estares purificado, e se portar nesse mundo, na terra dos viventes, como um falso profeta de Baal?
Vou te dizer:
Suas forcas serao todas quebrada, e vc será levado p um deserto escuro e frio. Por fora de sua alma sentiras muito frio, seus pés serao muito gelados, e vc suará muito frio, no entanto por dentro vc sentirá um sufocante queimor como de cal ardendo dentro de vc, vc sentirá q tem pó dentro de vc, quererás tomar varios banhos de agua fria, mais nem isso refrigerará sua alma. Vc terá medo e pavor dos olhares dos humanos, teus olhos serao morticos, e por ti mesmo desejaras se esconder p sempre no meio do deserto por teres medo dos olhares das pessoas q tu nao poderas suportaras. Sentiras muita confusao mental e vergonha, e se fores vendido para escravo, ninguem quererá te comprar, mas andarás de cabeca baixa se escondendo pelos desertos, e só poderas suportar os olhares dos bichos q nao podem te compreender.
Foge dessa rota de colisao, nega os teus desejos impuros e busca a santificacao e favor de Cristo urgente... O tempo está proximo. As coisas ja estao no fim. Cuidado!!!
Fernando vc é descuidado. Nao tas se preparando p a eternidadem. Qm te segue cairá na cova. Sendo assim vou te enunciar tbm um pensameto "logico" q é oq vc tanto gosta e enuncia nesse teu site:
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Ma sua vida nao terminará aqui nem do outro lado. A morte nao é e nao será descanso e esconderijo p ninguem.
Vc como todos vao continuar, mas sabe p onde vc será levado por continuares impuro e nao estares purificado, e se portar nesse mundo, na terra dos viventes, como um falso profeta de Baal?
Vou te dizer:
Suas forcas serao todas quebrada, e vc será levado p um deserto escuro e frio. Por fora de sua alma sentiras muito frio, seus pés serao muito gelados, e vc suará muito frio, no entanto por dentro vc sentirá um sufocante queimor como de cal ardendo dentro de vc, vc sentirá q tem pó dentro de vc, quererás tomar varios banhos de agua fria, mais nem isso refrigerará sua alma. Vc terá medo e pavor dos olhares dos humanos, teus olhos serao mortissos, e por ti mesmo desejaras se esconder p sempre no meio do deserto por teres medo dos olhares das pessoas q tu nao poderas suportar. Tua cabeca enfraquecerá e sentiras muita confusao mental e vergonha. Se fores vendido para escravo, ninguem quererá te comprar, mas andarás de cabeca baixa se escondendo pelos desertos, e só poderas suportar os olhares dos bichos q nao podem te compreender. De dia dirás: Qm dera chegar logo a noite. E a noite diras: Qm dera chegar logo o dia. E assim nao crerás na tua vida
Foge dessa rota de colisao, nega os teus desejos impuros e busca a santificacao e favor de Cristo urgente... O tempo está proximo. As coisas ja estao no fim. Cuidado!!!
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ResponderExcluir"VC VA MORRER FERNANDO", "VC VAI MORRER FERNANDO"
Ma sua vida nao terminará aqui nem do outro lado. A morte nao é e nao será descanso e esconderijo p ninguem.
Vc como todos vao continuar, mas sabe p onde vc será levado, na eternidade, por continuares impuro e nao estares purificado, e se portando nesse mundo, na terra dos viventes, como um falso profeta de Baal?
Vou te dizer:...
Suas forcas na eternidade serao todas quebrada, e vc será levado p um deserto escuro e frio. Por fora de sua alma sentiras muito frio a partir dos pés, seus pés serao muito gelados, e vc suará muito frio, no entanto por dentro vc sentirá um sufocante queimor como de cal ardendo dentro de vc. Vc sentirá q tem pó na tua boca e no estomago dentro de vc, quererás tomar varios banhos de agua fria p aliviar o sufoco, mais nem isso refrigerará o queimor da sua alma q sentiras dentro de ti. Tua cabeca enfraquecerá e sentiras muita confusao mental e vergonha. Vc terá medo e pavor dos olhares dos humanos, teus olhos serao mortissos, e por ti mesmo desejaras se esconder p sempre no meio do deserto por teres medo dos olhares das pessoas q tu nao poderas suportar. Andarás de cabeca baixa se escondendo pelos desertos, e só poderas suportar os olhares dos bichos q nao teem alma e assim nao podem te compreender. Se fores vendido para escravo, ninguem quererá te comprar, De dia dirás: Qm dera chegar logo a noite. E a noite diras: Qm dera chegar logo o dia. E assim nao crerás na tua vida
Foge dessa rota de colisao, nega os teus desejos impuros e busca a santificacao e favor de Cristo urgente... O tempo está proximo. As coisas ja estao no fim. Cuidado!!!
Fernando vc é descuidado. Nao tas se preparando p a eternidadem. Qm te segue cairá na cova. Sendo assim vou te enunciar tbm um pensameto "logico" q é oq vc tanto gosta e enuncia nesse teu site:
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Ma sua vida nao terminará aqui nem do outro lado. A morte nao é e nao será descanso e esconderijo p ninguem.
Vc como todos vao continuar, mas sabe p onde vc será levado, na eternidade, por continuares impuro e nao estares purificado, e se portando nesse mundo, na terra dos viventes, como um falso profeta de Baal?
Vou te dizer:...
Suas forcas na eternidade serao todas quebrada, e vc será levado p um deserto escuro e frio. Por fora de sua alma sentiras muito frio a partir dos pés, seus pés serao muito gelados, e vc suará muito frio, no entanto por dentro vc sentirá um sufocante queimor como de cal ardendo dentro de vc. Vc sentirá q tem pó na tua boca e no estomago dentro de vc, tudo q vc querer comer, vomitarás, e quererás tomar varios banhos de agua fria p aliviar o seu sufoco e sofrimento, mais nem isso refrigerará o queimor da sua alma q sentiras dentro de ti.
Tua cabeca enfraquecerá e sentiras muita confusao mental e vergonha. Teus olhos serao fundos e mortiços, e vc terá medo e pavor dos olhares dos humanos salvos na eternidade, e por ti mesmo desejaras se esconder p sempre no meio do deserto por teres medo dos olhares das pessoas q tu nao poderas suportar. Andarás de cabeca baixa se escondendo pelos desertos, e só poderas suportar os olhares dos bichos q nao teem alma e assim nao podem te compreender, mas os bichos nao poderao cobrir a solidao da tua alma (pois a morada d Deus é na alma dos homens, por isso é q nós sentimos alivio e refrigério e calor na presenca de outros homens). Ainda q queiras ser vendido para escravo, ninguem quererá te comprar. De dia dirás: Qm dera chegar logo a noite. E a noite diras: Qm dera chegar logo o dia. E assim nao crerás na tua vida
Foge dessa rota de colisao, nega os teus desejos impuros e busca a santificacao e favor de Cristo urgente... O tempo está proximo. As coisas ja estao no fim. Cuidado!!!