sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sacrifícios humanos na Bíblia

Os crentes costumam apresentar uma descrição detalhada das coisas horríveis que os cananeus faziam às próprias crianças. Alegam que isto dava aos judeus o direito de exterminá-los e tomar-lhes as terras.

A verdade é que os judeus não eram melhores que os vizinhos. A Bíblia mostra que faziam sacrifícios humanos com frequência, inclusive por ordem de Javé, em alguns casos.

Nos outros, não fica claro se a ira de Javé se devia aos sacrifícios em si ou ao fato de serem oferecidos a outros deuses.

Sacrifícios por ordem de Javé ou oferecidos a ele:

Êxodo 22
28. Não atrase em oferecer de sua abundância e de sua fartura. Entregue a mim o seu filho primogênito;
29. faça o mesmo com seus bois e ovelhas: a cria ficará com sua mãe durante sete dias e, no oitavo, você a entregará para mim.
30. Vocês estão consagrados a mim: não comam carne de animal que tenha sido dilacerado no campo; joguem para os cães.


Pode-se alegar que o trecho não fala em sacrificar, mas ele junta bois, ovelhas e filho primogênito no mesmo pacote. E o que seria "entregar a Javé" numa cultura onde Abraão nem piscou quando Deus lhe pediu o sacrifício do filho único?

Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.

Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
Levítico 27:28-29
Levítico 27
28 Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.
29 Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.


Trecho bem claro: "homem ou animal" e "certamente morrerá".

Outras traduções são ainda mais explícitas:

"Nenhuma pessoa que dentre os homens for devotada será resgatada; certamente será morta."

ou

"Nenhuma pessoa devotada, que dentre a humanidade seja devotada à destruição, pode ser remida. Sem falta deve ser morta."
Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.

Toda a coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
Levítico 27:28-29

Ezequiel 20
24. porque não praticaram as minhas normas e desprezaram os meus estatutos, profanaram os meus sábados e se tornaram admiradores dos ídolos de seus antepassados.
25. dei a eles estatutos que não eram bons e normas que não lhes dariam vida
26. os contaminei com as ofertas que faziam, quando imolavam seus filhos mais velhos. Eu os amedrontei, para que reconhecessem que eu sou Javé.

Aqui, Javé permite que os judeus continuem com os sacrifícios, embora os condene, e lhes dá leis más, o que é difícil de compreender quando se trata de um deus de infinita bondade.

Juízes 11
30. E Jefté fez uma promessa a Javé: "Se entregares os amonitas em meu poder,
31. então, quando eu voltar vitorioso da guerra contra eles, a primeira pessoa que sair para me receber na porta de casa, pertencerá a Javé, e eu a oferecerei em holocausto".
32. Jefté partiu para guerrear contra os amonitas, e Javé os entregou em seu poder.
33. Jefté os derrotou desde Aroer até Menit, tomando vinte cidades, e foi até Abel-Carmim. Foi uma grande derrota, e os amonitas foram dominados pelos israelitas.
34. Jefté voltou para a sua casa em Masfa. E foi justamente sua filha quem saiu para recebê-lo, dançando ao som de tamborins. Era sua filha única, pois Jefté não tinha outros filhos ou filhas.
35. Logo que viu a filha, Jefté rasgou as vestes, e gritou: "Ai, minha filha, como sou infeliz! Você é a minha desgraça, porque eu fiz uma promessa a Javé e não posso voltar atrás".
36. Ela respondeu: "Pai, se você fez promessa a Javé, cumpra o que prometeu, porque Javé concedeu a você vingar-se dos inimigos".
37. E pediu ao pai: "Conceda-me apenas isto: deixe-me andar dois meses pelos montes, chorando com minhas amigas, porque vou morrer virgem".
38. Jefté lhe disse: "Vá". E deixou-a andar por dois meses. Ela foi pelos montes com suas amigas, chorando porque ia morrer virgem.
39. Dois meses depois, ela voltou para casa, e seu pai cumpriu a promessa que tinha feito. A moça era virgem. Daí começou um costume em Israel:
40. todos os anos as moças israelitas saem por quatro dias para chorar a filha de Jefté, o galaadita.


Neste caso, não há uma ordem de Javé, mas o trecho deixa claro que era uma coisa natural oferecer sacrifícios humanos. Ninguém se espanta, nem mesmo a vítima.
Os crentes alegam que Jefté, na verdade, consagrou a filha ao serviço do templo e que, devido a isto, ela deveria permanecer virgem até morrer, mas este não era o costume deles. Só os levitas (e homens) serviam no templo e ela, no máximo, poderia prestar serviços externos e ocasionais, sem ficar presa ao templo.
Além disto, "holocausto" é uma palavra grega que significa "queimar por inteiro".

Números 31
40. dezesseis mil pessoas, das quais foi feito para Javé o tributo de trinta e duas pessoas.
41. Moisés entregou o tributo de Javé ao sacerdote Eleazar, conforme Javé lhe havia ordenado.
47. Dessa metade que pertencia aos filhos de Israel, Moisés tomou um tributo de dois por cento de pessoas e animais e o entregou aos levitas, que tinham funções no santuário de Javé, conforme Javé havia ordenado a Moisés.

Este trecho é menos claro, mas é de se perguntar que função os inimigos capturados teriam no templo, onde só entravam os levitas. É bem possível que eles e os animais fossem sacrificados no tal "tributo a Javé".

Josué 6
26. Nesse tempo, Josué fez um juramento: "Seja maldito por Javé quem reconstruir esta cidade: os alicerces lhe custarão o primogênito e as portas lhe custarão o caçula".
27. Javé estava com Josué, e sua fama correu por toda a terra.


O trecho acima, sobre Jericó, explica o trecho a seguir:

1 Reis 16
34.     Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num.
Embora a linguagem usada tente disfarçar, se a maldição de Josué ainda estava valendo (e o trecho de 1 Reis a menciona), foi necessário sacrificar o primogênito e o mais novo, um nas fundações e outro nos portões.

2 Samuel 21
1. Durante o reinado de Davi houve um período de fome que durou três anos consecutivos. Então Davi buscou o conselho de Yahweh, que lhe disse: “A fome veio por causa da atitude de Saul e de sua família sanguinária, por terem assassinado os gibeonitas!”
[...]
6. Que nos sejam entregues sete dos seus descendentes, e nós os executemos perante Yahweh, na cidade de Gibeá de Saul, no alto no monte de Yahweh!”
[...]
9. E entregou-os nas mãos dos gibeonitas, e estes os enforcaram no alto do monte, diante de Yahweh. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita da cevada.
[...]
14. E depois disso Deus se compadeceu do povo e respondeu as orações em favor da terra de Israel.

Trechos em que os sacrifícios são feitos a outros deuses, mas condenados:

2 Reis 16
3. Imitou o comportamento dos reis de Israel e chegou até a sacrificar seu filho no fogo, conforme os costumes abomináveis das nações que Javé tinha expulsado diante dos israelitas.
2 Reis 17
17. Sacrificaram no fogo seus filhos e filhas, praticaram a adivinhação e a magia, e se venderam para praticar o mal diante de Javé, provocando a ira dele.

2 Reis 21
6. sacrificou seu filho no fogo; praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. E multiplicando as ações que Javé reprova, ele provocou a sua ira. 

2 Reis 23
10. Josias profanou o Tofet que existia no vale de Ben-Enom, para que ninguém sacrificasse no fogo seu filho ou filha em honra do deus Moloc.
Ezequiel 20
30. Por isso, diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor Javé: Vocês se contaminam como seus antepassados, e se prostituem com suas abominações,
31. trazem suas ofertas, oferecem seus filhos, queimando-os no fogo, e continuam até o dia de hoje a se contaminar com seus ídolos. E eu iria ainda atender vocês, casa de Israel? Juro por minha vida - oráculo do Senhor Javé - que eu, de maneira nenhuma, atenderei vocês!


2 Crônicas 33
6. Sacrificou no fogo seus próprios filhos no vale dos filhos de Enom. Praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. Ele provocou a ira de Javé, multiplicando as ações que Javé reprova.

Levítico 20
1. Javé falou a Moisés:
2. "Diga aos filhos de Israel: Todo filho de Israel ou imigrante residente em Israel, que entregar um de seus filhos a Moloc, será réu de morte. O povo da terra o apedrejará,
3. e eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo, pois, entregando um de seus filhos a Moloc, contaminou o meu santuário e profanou o meu santo nome.


Jeremias 7:31

31. Depois construíram os lugares altos de Tofet, no vale de Ben-Enom, para queimar no fogo filhos e filhas, coisa que não mandei e que jamais passou pela minha mente.

Jeremias 19
4. Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, queimando incenso a outros deuses, que vocês não conheciam, nem seus antepassados, nem os reis de Judá. Encheram este lugar com sangue de inocentes,
5. e construíram lugares altos para Baal, para queimar seus filhos no fogo em holocausto a Baal. Uma coisa dessas eu nunca mandei fazer, nem falei, nem me passou pelo pensamento.


Jeremias 32

35. construíram lugares altos a Baal no vale de Ben-Enom, para aí queimar seus filhos e filhas em honra de Moloc: coisa que eu nunca mandei, nem jamais passou pelo meu pensamento. Eles fizeram abominações semelhantes, ensinando Judá a pecar.

Ezequiel 16
20. Você pegou até seus próprios filhos e filhas, que você havia gerado para mim, e os sacrificou, para que essas estátuas os devorassem. Como se as suas prostituições não fossem o bastante,
21. você ainda matou meus filhos, e os entregou para serem queimados em honra dessas estátuas.


Salmos 106
37. Sacrificaram aos demônios seus filhos e suas filhas.
38. Derramaram o sangue inocente, e profanaram a terra com sangue.

4 comentários:

  1. Os sacrifícios humanos são de origem judaica, não existiam cristãos sacrificadores de pessoas, pois isso vem de origens antigas do judaísmo e de outros povos.

    ResponderExcluir
  2. nos dias de hoje notamos que continuam fazendo sacrificios com animais e comendo a sua carne(churrascos )e que e' uma pratica satanica comum no cadarpio usada pelo os que se dizem ser "cristianos",os que veneram a falsa biblia babilonica e que vao nos templos fazer adoracoes ao "deus" satanico!

    ResponderExcluir
  3. Sacrifícios humanos eram aceitos no passado, depois tornaram-se condenáveis.

    Ao longo dos séculos ou milênios, costumes e valores foram adotados e depois abandonados. A Bíblia só começou a ser fixada em forma escrita por volta de 800 a.C., que corresponde a I Reis, e reflete a moral daquela época em diante. Apesar disto, ainda se percebem ecos da crença antiga em livros como Gênesis, Êxodo ou Eclesiastes: sacrifícios humanos, politeísmo, "morreu, acabou", Asherah como a Deusa Mãe etc..

    Sites de rabinos contemporâneos comentando sobre a Torah apresentam apenas uma das visões do século XXI. O que chegou das crenças antigas até os escribas do século 8 a.C. é o resultado de séculos ou milênios de transmissão oral, com as modificações e distorções inevitáveis, mais a filtragem feita por esses escribas segundo a visão do século 8 a.C.

    É a interpretação deles, é o que chegou a eles via oral, não o que realmente aconteceu 1000 anos antes.

    Não se pode afirmar nada com certeza sobre os costumes dos judeus da época de Abraão ou Moisés. O que não se pode é afirmar que os judeus fossem um povo isolado no meio dos cananeus, com costumes próprios, um deus próprio, uma língua própria. Eles eram apenas mais um grupo de tribos cananeias, com a mesma língua, os mesmos deuses, costumes e rituais herdados e adaptados das civilizações babilônicas. E isto certamente incluía os sacrifícios humanos.

    O que a Bíblia descreve é apenas a visão da seita judaica que predominou, assim como o catolicismo é apenas o ponto de vista da seita cristã que prevaleceu com o apoio das armas de Constantino e Clóvis. Houve - e ainda há - outras seitas, também judaicas e também cristãs.

    ======================
    Fulana disse: Então... Concorda que o que vale é o que está escrito... E o que está escrito nas Leis mosaicas israelitas era o sacrifício de animais ou de cerais, e não o de pessoas....
    ---------
    Fernando: O que está escrito na Bíblia representa a visão dos que começaram a escrevê-la por volta de 800 a.C.
    Representa o que restou das lendas antigas após milênios de alterações durante a transmissão oral.

    Vou repetir:

    - Há trechos na Bíblia que dizem claramente que pessoas consagradas a Deus devem ser mortas. Podem ser um resquício, não censurado, dos antigos costumes.

    - Se os moabitas e outros povos da região faziam sacrifícios humanos, por que achar que os judeus não faziam?

    ResponderExcluir
  4. Fulana disse: Voltando o mais possível no tempo primórdio...
    Abel e Caim ofereciam que tipo de holocaustos a D-us ???
    -----------
    Fernando:
    1. O que Caim e Abel teriam feito não serve como garantia de que os outros faziam diferente.

    2. Este é um trecho idiota: Deus rejeitou o sacrifício do agricultor e aceitou o do carniceiro. Podemos concluir que Deus condena o vegetarianismo?

    A lenda de Caim e Abel é adaptação de lendas sumérias muito mais antigas e provavelmente representa o conflito entre o agricultor e o pastor pelo uso da terra.
    ===========================

    Fernando Silva escreveu:
    Em que se baseia sua certeza? Num livro escrito séculos ou milênios depois dos supostos fatos narrados por gente com uma mentalidade muito diferente da época dos tais "fatos"?
    =============
    Fulana: Fernando, para vc os livros só servem quando lhe convêm ???
    ------
    Fernando: Pelo contrário, eu levo em consideração a Bíblia inteira, não apenas os trechos que parecem me dar razão. Considero aqueles que condenam os sacrifícios humanos e aqueles que o aceitam.

    A Bíblia é contraditória porque é um amontoado de textos escritos por pessoas diferentes, descrevendo os costumes de um grupo de tribos ao longo de milênios, com base em relatos distorcidos pela transmissão oral e pelas transições entre povo nômade e urbano.

    Eu lhe mostrei que a Bíblia fala claramente em sacrifícios humanos em alguns trechos, sem condená-los, e os condena em outros.

    Você se agarra aos trechos que os condenam como se eles descrevessem como todos os judeus foram em toda sua história. Como se seus costumes nunca tivessem evoluído, nunca tivessem sido diferentes do que são hoje, apesar de viverem numa região onde tribos praticamente da mesma etnia faziam sacrifícios humanos.
    ========
    Fulana disse: Pelo menos o Flávio Josefo viveu dentro de um contexto histórico, conhecia os costumes dos patriarcas, etc...
    -------
    Fernando: Flavio Josefo viveu 800 anos, pelo menos, depois dos redatores do Pentateuco.
    Tudo o que ele sabe ele leu nesses livros.
    ========
    Fulana disse: Então... Os sacrifícios humanos, não fazem parte das leis mosaicas(patriarcas), portanto, não fazem parte dos costumes do povo Hebreu...
    -------
    Fernando: Não fazem parte da versão das leis mosaicas que chegaram até nós.
    Não sabemos o que diziam estas leis no tempo de Moisés.
    ========
    Fulana disse: Aqueles que por ventura fizeram tais praticas e se diziam hebreus, deixaram de ser no momento dessas ABOMINAÇÕES, pois é assim que classificam nos textos antigos sobre sacrifício humanos... ;)
    -------
    Fernando: Que garantia temos de que sacrifícios humanos SEMPRE tenham sido abominações?

    ResponderExcluir